trem-anima

 

WhatsApp Image 2022 09 14 at 15.10.13 1Na quarta-feira (14), o grupo Mobiliza SUS realizou nas estações da CBTU uma intervenção para divulgar a testagem rápida de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Por meio da distribuição de cartilhas e de preservativos, o coletivo orientou os usuários sobre a oferta dos testes rápidos gratuitos, disponíveis em centros de saúde.

As principais infecções sexualmente transmissíveis são Hepatites B e C, Sífilis e a AIDS, doença que ataca o sistema imunológico, causada pelo vírus HVI, sem cura efetiva e segura. Além da divulgação da testagem, a cartilha disponibilizada pelo Mobiliza SUS traz referências aos antirretrovirais na Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP) oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. 

Locais de testagem: o SUS realiza gratuitamente exames laboratoriais e testes rápidos para IST’s, nos 152 Centros de Saúde, nos Centros de Testagem e Aconselhamento – CTA e nos Serviços de Atenção Especializada. Confira os endereços dos Centros de Saúde em pbh.gov.br/saude