trem-anima

 

Outubro Rosa cartaz a4 page 0001 1Criado no início da década de 90 pela Fundação  Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização acerca do câncer de mama. Anualmente, o mês tem o objetivo de compartilhar informações e promover discussões sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.

Esse é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo. Cerca de 2,3 milhões de novos casos foram estimados para o ano de 2020, segundo a Union for International Cancer Control (UICC), sendo que, só no Brasil, em 2021, foram constatados mais de 60 mil novos casos. A detecção precoce do câncer de mama traz melhores resultados no tratamento, ajudando assim a reduzir a mortalidade.

Cartilha: o Ministério da Saúde, por meio do INCA (Instituto Nacional de Câncer), participa do movimento desde 2010. Na campanha deste ano, o Instituto divulgou a cartilha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, convidando as mulheres para o diálogo e aumentando o conhecimento sobre o assunto. Para visualizar a cartilha, basta entrar no site: https://www.inca.gov.br/publicacoes/cartilhas/cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso.

Mamografia para empregadas da CBTU-MG: a Saúde Ocupacional da CBTU-MG, em comemoração ao “Outubro Rosa”, disponibilizará mamografias para empregadas efetivas da Companhia  acima de 40 anos. As interessadas devem entrar em contato pelos ramais 4063 ou 3875 até segunda-feira (10). O exame será realizado em clínica contratada e as datas serão definidas após a verificação do quantitativo interessado.