trem-anima

 

173 22O artigo “Soldagem de chanfros estreitos utilizando um eletrodo de área de seção transversal retangular e proteção gasosa”, escrito pelo coordenador da Oficina Mecânica e Pneumática da CBTU (COMEP), Ronan Lázaro, foi selecionado para apresentação em congressos na Colômbia. A pesquisa de mestrado, que deu origem ao artigo, tem como objetivo otimizar o tempo de soldagem em usinagem, sem diminuir a qualidade e, consequentemente, baratear o custo de produção.

Mestrando em Manufatura e Materiais na Universidade Federal de Minas Gerais, Ronan Lázaro atua há cinco anos na CBTU em atividades como montagem mecânica, máquinas rotativas, usinagem e caldeiraria. A convivência com profissionais do setor e com os processos de mecânica e pneumática do metrô motivaram a busca pela especialização no mestrado.

O trabalho também está em fase de patente, visto que não há registro semelhante na literatura acadêmica. A metodologia criada por Ronan Lázaro apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um novo processo de soldagem para chanfros estreitos, utilizando um eletrodo de seção transversal retangular e proteção gasosa. “Para comprovar a eficiência e a eficácia desse novo processo, foi construído um cabeçote para soldagem, que utiliza fitas metálicas como metal de adição, sendo ele posteriormente adaptado a uma máquina de soldagem disponível no Laboratório de Soldagem e Simulação (LRSS) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)”, explica Ronan Lázaro.

Reconhecimento: o projeto de Mestrado, em fase final de execução, foi apresentado não só no Encontro Internacional de Inovação Tecnológica, como, também, no Congresso Latino Americano de Engenharia (INGENIO 2022), ambos realizados em setembro, na Colômbia. O trabalho também foi apresentado no "V Workshop Weld de Inovações Tecnológicas” em São José dos Campos/SP, em outubro.