trem-anima

 

008 23A CBTU-MG recebe ao longo de todo o ano visitas de alunos de cursos técnicos e superiores, que têm interesse em conhecer os bastidores do metrô, promovendo o contato da teoria acadêmica com a prática, o que influencia diretamente na formação profissional do estudante. Em 2022, a Companhia recebeu 11 visitas técnicas.

No final de outubro, alunos do curso técnico de eletromecânica da Escola Profissionalizante Santo Agostinho conheceram o Pátio de Manutenção São Gabriel. Durante a visita, eles acessaram várias áreas da Empresa, como a de planejamento e engenharia de manutenção e a de revisão de trens, além das oficinas eletro/mecânica e pneumática.

No decurso da aula em campo, é possível observar a dinâmica de atividades, a organização do trabalho e os fatores teóricos implícitos nelas, oferecendo, assim, aos alunos, uma base para enfrentar os desafios das diversas áreas de atuação. Para  Reinam Wilson dos Santos, estudante de eletromecânica, "a visita técnica à CBTU-MG agregou conhecimento ao curso, pois vimos não só como acontece a manutenção dos trens urbanos, mas, também, as máquinas e os equipamentos utilizados”, afirmou.

Já em novembro, o Pátio de Manutenção São Gabriel da CBTU-MG recebeu a visita de alunos do curso de Mecatrônica do Centro de Tecnologia Polimig (CTP).  Durante a visita, os alunos assistiram as aplicações de conteúdos teóricos no sistema metroviário, sendo que as estruturas mecânicas do trem foram objeto de muito interesse e observação. Para o professor da Polimig, que acompanhou a turma, Leonardo Hilário, a visita foi essencial para que os alunos pudessem aprender como é feito o planejamento em manutenção da CBTU-MG.

O supervisor operacional Amadeu Terra explica que as visitações, além de serem importantes no sentindo de formar o entendimento dos jovens sobre o mercado e suas práticas, são também um meio de evidenciar o trabalho desenvolvido pela CBTU-MG e seus profissionais. “Com as visitas dos alunos, nós conseguimos divulgar um pouco do que fazemos nos pátios de manutenção da Companhia. As aulas práticas oferecem aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimentos, experiências, de realizar novas conexões com o mundo do trabalho, inclusive de conhecer especificidades da manutenção do sistema metroviário", ressalta Amadeu Terra.

Programa de visitas: as visitas técnicas da CBTU-MG são voltadas para a comunidade acadêmica (universidades, cursos técnicos e escolas infantis). O objetivo é mostrar aos interessados o funcionamento do sistema metroviário, a tecnologia e a gestão empregadas. O local da visita depende do roteiro escolhido e pode contemplar diversas áreas.

Para agendamento de visitas, entre em contato pelo e-mail falemetrobh@cbtu.gov.br.