Iniciativa tratou de temas como endomarketing e receitas acessórias. Nos dias 19 e 20 de agosto, representantes das gerências de comunicação institucional (Gecin) e de marketing e potencialidades comerciais (Gempo), da Administração Central da CBTU, visitaram a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) para um intercâmbio de experiências. O encontro teve, em sua pauta, temas como projetos de responsabilidade social, endomarketing e receitas extraoperacionais.
“Essa iniciativa de visitar outros sistemas metroviários é muito valiosa e rende diversos frutos positivos. Não só temos a oportunidade de sair um pouco de nossa rotina e aprender com quem tem desafios e realidades semelhantes às nossas, como criamos e estreitamos laços que são benéficos para ambas as empresas”, comenta a gerente da Gecin, Mayara Ferreira.
Na segunda, 19, foi realizada uma reunião, pela manhã, com o tema de receitas acessórias e oportunidades de negócio. Participaram, pela Metrofor, Ticiana Ximenes, diretora de Desenvolvimento Estratégico; Mirella Fradique, gerente de Relacionamento de Mercado; Luciana Marinho, gerente de Empreendimentos Associados; Raquel Jucá, gerente de Obras Especiais; e Barbara Nottingham, assessora da diretoria de Desenvolvimento Estratégico.
“Nessa visita, trocamos informações sobre estratégias e projetos das áreas de exploração comercial e comunicação. Sendo o METROFOR uma Companhia extremamente organizada e consolidada no mercado de transporte sobre trilhos, essa troca de experiências foi importante para conhecermos e aperfeiçoarmos processos internos, para o novo site da CBTU e, futuramente, para um sistema que integre as atividades da área de exploração comercial”, comenta Tereza Maia, da Gempo.
A pauta, no período da tarde, foi voltada para comunicação interna e externa, com a assessora de comunicação Josiane Oliveira. Na terça, as empregadas da CBTU visitaram estações do sistema cearense.
“Agradecemos visita e a oportunidade de trocar experiências com a CBTU. Temos realidades e desafios muito semelhantes e estamos sempre buscando novas formas de melhorar os serviços aos nossos passageiros, afinal, nossos canais de comunicação tem também essa finalidade: ouvir os usuários e servir de ponte para que a alta administração possa tomar decisões alinhadas com a nossa missão”, comentou Josiane Oliveira, da Metrofor.