A segunda fase de implantação do projeto de Gestão de Riscos e Controles Internos (GRCI) foi iniciada, em setembro, na Administração Central da Companhia Brasileira de Trens Urbanos. Com o intuito de fortalecer a gestão e a governança da CBTU, esta etapa tem como objetivo identificar e detalhar os riscos e os controles internos existentes. Enquanto os controles serão avaliados quanto à sua eficácia, os riscos terão definidos as respostas e os planos de ação para tratá-los, além da criação de indicadores para seu acompanhamento. Tudo isso visa garantir a conformidade com as exigências dos órgãos reguladores e promover uma mudança cultural significativa.
"Planejamos concluir essa etapa na Administração Central até o final deste mês. Em outubro, realizaremos uma nova capacitação na STU - Recife, seguida pelo processo de levantamento de riscos, semelhante ao que estamos executando na Administração Central. A partir daí, ampliaremos esse trabalho para as demais unidades. Nossa expectativa é que, até o final do ano, tenhamos concluído o levantamento dos riscos e controles em toda a CBTU”, explica Paola Braz Oliveira, gerente técnica - Gestão de Riscos e Processos (Geris).
O projeto tem contado com a participação de todos os empregados e isso tem sido fundamental para garantir o sucesso da implementação do sistema de GRCI. “O empenho e o compromisso dos envolvidos, nessa fase do projeto, têm sido evidentes e essenciais para alcançar os resultados esperados”, enfatiza a gerente.