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Quatrocentos mil passageiros circulam diariamente nas 37 estações do Metrô do Recife. Para reforçar a segurança desses usuários, um novo sistema de monitoramento com 1380 câmeras de alta definição foi implantado e já está em funcionamento. As novas imagens, além de respaldar a atuação da segurança, também ajudam na verificação do funcionamento dos trens. O investimento nesse sistema de videomonitoramento foi de nove milhões de reais.

As câmeras foram instaladas em todas as áreas operacionais do Metrô do Recife: estações, oficinas, subestações de energia e prédios administrativos. O sistema de câmeras possui algumas especificidades tecnológicas que ajudarão a empresa no controle das ocorrências do Metrô. Algumas câmeras são equipadas com infravermelho e enviam imagens de qualidade mesmo que não haja iluminação no ambiente. O sistema também possui alguns analíticos de inteligência artificial, tais como os de detectar movimento, invasão, mudança na posição da câmera, entre outros, todos eles com alarmes que disparam pelo sistema de monitoramento de vídeo.

“As câmeras estão sendo instaladas e monitoradas de maneira centralizada, em uma sala de operação. No futuro, pretendemos alcançar a redução dos custos da empresa uma vez que com as câmeras será possível retirar a vigilância presencial de algumas subestações do metrô e melhorar a qualidade do serviço, mas o grande avanço será na segurança dos nossos passageiros. As imagens nos ajudam a identificar delitos nas estações e enviar essas informações para as autoridades policiais. Estamos na fase de implantação e começando a operar com a tecnologia inteligente, os resultados já começaram a aparecer – já conseguimos identificar e prender suspeitos, encaminhando-os à Polícia. Com o tempo, conseguiremos utilizar todas as ferramentas do sistema de modo ainda mais eficaz", diz Leonardo Villar Beltrão, Superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU Recife).

As imagens captadas pela câmera são analisadas 24 horas por dia numa central de monitoramento que administra todas as câmeras e mantém contato com as equipes de segurança locais de cada estação. A central tem quinze telas de monitoramento e uma videowall de dois metros de altura e quatro de largura. Caso sejam identificadas ocorrências, a Companhia poderá inclusive acionar de imediato as autoridades policiais. No local são recebidas, ainda, as denúncias feitas através do serviço telefônico Metrô Denúncia (81 3455-4566), que também funciona 24h.