trem-anima

 

070519acA CBTU prestou consultoria técnica para a Prefeitura de Macaé com o objetivo de viabilizar o transporte metroferroviário na cidade. O projeto elaborado faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica entre as partes. Pela CBTU, o diretor Técnico, Sergio Sessim, e o adjunto da diretoria Técnica, Marco Aurélio Zarur, comandam a parceria. O estudo técnico foi apresentado ao prefeito de Macaé Dr. Aluízio, que ficou extremamente entusiasmado com a apresentação. 

Nele, é proposta a revitalização de um trecho de pouca utilização de 11,8 km, fazendo um movimento pendular nos horários de pico matutino e vespertino. Os dois VLTs, que já existem no município, podem transportar até 350 passageiros cada e realizarão, inicialmente, 20 viagens por dia, complementando o serviço de mobilidade urbana existente na cidade.

"Esse projeto demonstra a capacidade do corpo técnico da CBTU. O potencial e a importância que temos para desenvolver projetos metroferroviários pelo Brasil ", comemora o diretor Adjunto Marco Aurélio Zarur.

A primeira fase do projeto dura cerca de 8 meses, já com o início da operação do trecho. Ou seja, todos os itens necessários para uma operação plena e segura serão contemplados e executados durante essa fase. Em um segundo momento, a via permanente passaria por melhorias.