trem-anima

 

 
Pensando na saúde e bem-estar dos empregados e para fortalecer a campanha do Dezembro Laranja, na manhã desta quarta-feira (20), foi realizada na Companhia de Trens Urbanos da Administração Central (CBTU AC) uma palestra sobre a "Prevenção do Câncer de Pele". Idealizado pela Gerência Técnica de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Gedes), o evento, palestrado pela Dermatologista Fernanda Seabra, aconteceu com o objetivo de oferecer informações sobre como prevenir e tratar a doença.
 
 "A importância dessa palestra reside no poder da educação e da conscientização. O câncer de pele, apesar de ser um dos tipos de câncer mais comuns, muitas vezes não recebe a atenção necessária. Ao trazer uma especialista como a Dra. Fernanda Seabra, estamos proporcionando uma oportunidade valiosa para que nossos colegas aprendam sobre prevenção, reconhecimento de sinais de alerta e cuidados adequados com a pele, disse Adriana Bressanin, gerente da Gedes. 
 
A Dermatologista Fernanda abordou diversos assuntos, um deles foi sobre quais são os riscos do câncer de pele, seus sinais e sintomas, os tipos de diagnósticos e tratamentos, entre outros. No Brasil o Câncer de pele é responsável por 33% de casos. Somente no ano passado mais de 220 mil pessoas, aproximadamente, foram acometidas pela doença, chegando a causar 1.693 mortes entre homens e 1.289 entre mulheres. (Dados retirados do Instituto Nacional de Câncer - Inca).  
 
 
De acordo com a Dermatologista Fernanda, é sempre importante observar os sinais de problemas na pele. “Uma machinha no rosto ou com uma casquinha avermelhada, uma pinta sangrando e mudando de cor ou uma espinha após os 50 anos, podem ser sintomas do câncer de pele. Portanto, após os 40 anos é preciso estar de olho”, alertou. 
 
Muito comum em países com temperatura elevada, a doença acomete com mais frequência pessoas com mais de 40 anos. A sua principal causa está relacionada à exposição excessiva ao sol. A prevenção desempenha um papel crucial na redução do risco de câncer de pele e algumas medidas podem ajudar a evitar o desenvolvimento da doença. “O mais importante é sempre utilizar o protetor solar que seja pelo menos fator 30. Qualquer protetor vai proteger por, no máximo, três horas. Por isso, o ideal é aplicar uma camada generosa principalmente na face e nas partes que ficarão mais expostas. Também é importante evitar a exposição solar nos horários entre 9h e 16h”, explicou Fernanda. Manter-se hidratado, evitar exposições excessivas ao sol também são formas de contribuir e auxiliar no combate da doença.
 
Campanha Dezembro Laranja.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia promove campanhas de conscientização e prevenção sobre o câncer da pele desde 1999, sendo que desde 2014 a iniciativa recebe o nome de Dezembro Laranja. Em 2009 a SBD ganhou o Prêmio Guiness World of Records pela maior campanha médica do mundo em um dia e maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele. Sempre com forte atuação nas redes sociais e na imprensa, as edições do Dezembro Laranja tornaram-se fonte de conteúdo qualificado por meio de orientações de especialistas, depoimentos de celebridades, ações de relações públicas em pontos turísticos, prédios públicos e muito mais.   
(Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia)
BettingRating.in is Best Online Casinos list at India! z-lib project