trem-anima

 

01022022ac1A Gerência de Segurança Empresarial da CBTU-BH, em parceria com a Guarda Civil de Contagem, promoveu na manhã de sexta-feira (28) ação contra a importunação sexual, desenvolvida pela Patrulha de Proteção à Mulher, na estação Eldorado. A intervenção contou com cerca de 50 agentes e abordou mais de 1500 pessoas. 

A campanha “Você se sente segura?” tem como objetivo divulgar canais de denúncia e reforçar que qualquer ato sexual sem o consentimento da vítima, como toques indesejados ou gestos obscenos, é crime, de acordo com a Lei n°13718/2018. Além disso, foram distribuídos panfletos com orientações e realizada uma pesquisa com os usuários que transitavam no local. 

Participe da pesquisa: https://forms.office.com/r/AtUZkML8N8

A usuária Deise Salgado, que participou da ação, disse já ter sido vítima de importunação sexual: “Eu acho importantíssima a atuação da Guarda, já que nos transmite segurança, pois nunca sabemos o que está por trás de um rosto”,  declarou. 

De acordo com a subcomandante da Guarda Civil de Contagem, Anita Carvalho, por meio do questionário, torna-se possível coletar dados qualificados. “Os dados dão voz às mulheres, proporcionando a elas protagonismo, além de contribuírem na garantia da segurança e na disponibilização dos canais de denúncia”, afirmou.  

Disque Denúncia: Caso presencie qualquer atitude semelhante, disque 153, acionando a Guarda Civil de Contagem. Se for presencialmente, as vítimas podem se dirigir à Delegacia de Plantão Especializada em Atendimento à Mulher, na Avenida Barbacena, n°288, em Belo Horizonte, ou acionar o número 190. Nas estações e trens, a CBTU-BH conta com o Disque Denúncia (31) 99999-1108, que permite ligações e envio de mensagens por SMS ou WhatsApp diretamente para o Centro de Monitoramento da Segurança (CMS).