trem-anima

 

1970A Campanha Gentileza Urbana embarca novamente nas estações de metrô da CBTU Belo Horizonte e segue até o dia 14 deste mês. Na manhã desta terça-feira (4) um grupo de mobilizadores, caracterizados de circenses, estiveram na Estação Lagoinha, com placas de estímulo a adoção de atitudes mais cidadãs nos trens. Na segunda (3) a atividade foi realizada na Estação Vilarinho, também levando mensagens de conscientização aos passageiros do metrô, como “Deixe sair para depois entrar”, “Use fones de ouvido ao escutar música no metrô”, “Não jogue lixo nos trilhos do metrô”, “Não bloqueie as portas”, “Respeite os assentos preferenciais”, entre outras.

Durante a ação, o grupo abordou os usuários promovendo a participação de todos na prática da gentileza urbana e do respeito ao próximo. Também estão sendo distribuídas cartilhas impressas com mensagens sobre o tema. A campanha busca estimular quanto a necessidade de se ter atitudes que mantenham as dinâmicas de embarque e desembarque mais ágeis e seguras, a manutenção física das estações e, principalmente, o respeito entre os passageiros, como a obrigação de ceder os assentos reservados às pessoas com deficiência, idosos, gestantes e passageiros com crianças no colo. 

As atitudes de gentileza são reforçadas por meio de mensagens sonoras emitidas pelo sistema de som das estações, que divulgam as dicas e incentivam a colaboração. As atividades vão ocorrer ainda nas estações Central, São Gabriel e Eldorado, alternadamente, entre 6h e 12h e 16h e 21h. Participe e pratique também essa ideia!