trem-anima

 

2000A CBTU Belo Horizonte, a Guarda Municipal e a BHTRANS promoveram, nesta quarta-feira (06), uma ação conjunta do Grupo Especial Contra o Assédio no Transporte Público, entre as Estações Central e Eldorado. A mobilização aconteceu nas plataformas de embarque e desembarque e dentro das composições do metrô da capital mineira.

Durante o evento, profissionais da Guarda Municipal e das demais instituições distribuíram apitos, cartilhas educativas e orientaram às passageiras como forma de incentivá-las a relatar casos de importunação sexual, que possam vir a ocorrer nos coletivos da cidade, como afirma a assistente operacional de segurança da CBTU, Leila Donato. Ela ainda ressalta o trabalho realizado junto aos dois órgãos. 

“A parceria com a Guarda Municipal e BHTRANS nos trouxe a oportunidade de poder divulgar a importância de as mulheres terem a confiança de denunciar qualquer tipo de violação de seus direitos nos meios de transporte. É muito relevante que o maior número de pessoas possível possa conhecer as leis e os serviços de defesa disponíveis”, destaca.

A ação tem também como objetivo popularizar a rede de proteção, criada para que a mulher se sinta prontamente acolhida para manifestar toda forma de violência de gênero.  Fique atenta, em situações de risco entre em contato com os números (31) 9 9999-1108 (SMS Denúncia do Metrô), o 153 (Guarda Municipal) e o 190 (Polícia Militar).  Com a proximidade do Carnaval, a proposta das instituições é intensificar ainda mais a divulgação dos canais de comunicação existentes para atuar no combate a ocorrências dessa natureza.