trem-anima

 

carnaval2019Uma das maiores festas populares a céu aberto do mundo, o Carnaval, já vem arrastando dezenas de foliões para as ruas de Belo Horizonte nas últimas semanas. E, para atender a alta demanda da época, a CBTU promove, a partir desta sexta-feira (1/3), operação especial na circulação de trens e funcionamento das estações da capital mineira, como Central e Primeiro de Maio que seguirão abertas até as 2h da madrugada.

De sábado a terça-feira (2 a 5/3), o horário ampliado seguirá em curso apenas para a Estação Central, aberta até as 2h. As demais estações operarão somente para desembarque, após as 23h. Vale destacar que no dia 2 as Estações Vilarinho, São Gabriel e Eldorado também abrirão mais cedo, às 5h da manhã.

Em razão da agenda de eventos programados para a Praça Rui Barbosa, o acesso à Estação Central será feito apenas pela Rua Aarão Reis. A CBTU-BH orienta os usuários a permanecerem atentos à sinalização indicativa de embarque.

Para garantir mais agilidade na circulação de passageiros também não haverá recarga de cartões eletrônicos na Estação Central no decorrer dos dias de folia, ficando esta operação disponível em todas as demais estações.

Transporte de grandes volumes: Não será permitido o embarque de grandes volumes, incluindo coolers, caixas de isopor e pacotes de gelo. A dimensão máxima permitida para o transporte de volumes no metrô não pode ultrapassar dois metros e nenhum de seus lados poderá ter mais que cinquenta centímetros de largura (2m x 0,50cm). Os objetos devem ser embarcados pelo próprio usuário e de uma única vez.

Entre outras restrições, está proibida a entrada de garrafas de vidro e a venda de produtos comercializados por ambulantes, incluindo bebidas e alimentos, bem como o transporte de materiais inflamáveis/explosivos e pirotécnicos.  Também não será permitida a entrada de carrinho de carga, de gelados ou de supermercado.

Para conhecer a operação especial do metrô durante o Carnaval visite www.cbtu.gov.br. Para as demais atrações espalhadas pela cidade, confira: www.carnavaldebelohorizonte.com.br.

PROGRAMAÇÃO METRÔ NO CARNAVAL 2019

 

  DATA

FUNCIONAMENTO

INTERVALO

1/3

(sexta)

Estações Central e Primeiro de Maio ficam abertas até as 2h. As demais estações operarão somente o desembarque, após as 23h. 

Intervalo de dias úteis com 6 minutos nos horários de pico e 10 minutos, a partir do meio dia até as 16h. Das 19h às 21h30, intervalos de 10 minutos. De 21h30 às 2h, intervalos de 11 a 15 minutos.

2 a 5/3

(sábado a

terça)

Operação especial do metrô, com a estação Central aberta até as 2h. Demais estações operam somente para desembarque, após as 23h.

Intervalos de 8 minutos durante o dia. A partir das 21h30 até as 2h, intervalos variando de 11 a 15 minutos.

6/3

(quarta)

Operação regular do metrô, com todas as estações abertas até as 23h.

Intervalos de 12 minutos, das 5h15 às 17h. Das 17h às 20h, intervalos variando de 7 a 10 minutos. Das 20h às 23h, 15 minutos.