trem-anima

 

2033Começa nesta segunda (8/4) e segue até 10 de maio, o prazo para inscrição no 6° Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários - uma realização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos e da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP). 

A premiação tem como objetivo incentivar e reconhecer a produção tecnológica do setor, contribuindo para o aprimoramento da mobilidade urbana sobre trilhos no Brasil e os vencedores de cada categoria receberão o prêmio de R$ 5 mil, além de certificado e troféu. 

A primeira etapa da disputa consiste na inscrição das sínteses dos artigos técnicos. No dia 31 de maio será divulgada a lista dos selecionadas para o desenvolvimento do artigo, que deverá ser entregue até o dia 28 de junho. 

O analista técnico e gerente regional de manutenção da CBTU-BH, Francisco José Freitas Lopes, foi vencedor da 5ª edição do Prêmio de Tecnologia, em 2018, com o artigo “Aplicação de Sensores de Vibração de Ruído nos Trilhos para Detecção de danos em Rodas Ferroviárias” e fala com entusiasmo sobre a experiência.  “Para mim foi uma grande honra participar e sair vencedor da premiação. Esse é um reconhecimento que nos motiva a seguir desafiando limites e buscando soluções relevantes para o setor ferroviário”, comemora.

Categorias: O Prêmio de Tecnologia conta com três categorias: a primeira delas trata de políticas públicas, planejamento urbano, planejamento de transporte, financiamento (funding), gestão de empreendimentos de transporte e tarifas e custeio. Já a categoria 2 refere-se a questões ligadas a sustentabilidade, meio ambiente, mobilidade sustentável, gestão, comunicação com o usuário e formação profissional. Na categoria 3 poderão ser inscritos trabalhos relativos a sistemas de transporte e seus subsistemas, inovação tecnológica, aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.

A cerimônia de entrega do 6º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU será realizada em 3 de setembro, na abertura da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. 

Para conferir o regulamento completo do Prêmio acesse: www.anptrilhos.org.br.