Imprimir

2071A CBTU Belo Horizonte recebe a partir desta quinta-feira (13/6), a exposição “Cidade Palimpséstica”, aberta à visitação no Espaço Cultural Trem com Arte, na Estação Central. A mostra é uma iniciativa do curso de Museologia da UFMG e pode ser vista no corredor de acesso à Rua Aarão Reis, além de ocupar espaços nas estações Eldorado, Gameleira, Lagoinha, São Gabriel, Minas Shopping e Vilarinho. 

A exposição apresenta uma seleção de fotografias de Belo Horizonte, realizadas entre as décadas de 1960 e 1970, que compõem o acervo do Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos, da Escola de Arquitetura e Design da UFMG (LAFODOC). As imagens foram captadas pelos fotógrafos Archimedes Correia de Almeida, Gui Tarcisio Mazonni e Marcos de Carvalho Mazonni. 

Eixos norteadores: Para estabelecer a interlocução entre o acervo do LAFODOC e Belo Horizonte, 113 fotografias são expostas em formatos variados, através das quais o visitante poderá perceber as alterações espaciais da paisagem urbana, experimentadas pela Cidade ao longo da sua história. Essas transformações recorrentes sobrepostas ao traçado original idealizado pela Comissão Construtora da Nova Capital estabeleceram um contraste entre a cidade projetada e aquela que veio a ser habitada. Entre demolições e reconstruções, o constante movimento arquitetônico formou um palimpsesto urbano, cujas consequências das intervenções são múltiplas. Algumas delas podem ser conferidas nos quatro eixos norteadores da exposição: Palimpsesto, Espaçamentos, Construir e Habitar. Neles, será possível perceber o crescimento populacional de Belo Horizonte, o processo de verticalização, o aparecimento de bairros e favelas, os estilos arquitetônicos, as técnicas construtivas e a metropolização, que repercutiram e ainda repercutem na composição espacial e social citadina. Algumas imagens contemporâneas foram produzidas como releituras, possibilitando ao visitante perceber essas transformações. Todas as fotografias passaram por um cuidadoso processo de pesquisa e investigação, o que permitiu, inclusive, a identificação das edificações que estão representadas.

Data: 13 de Junho a 5 de agosto de 2019. 

Local: Estações Central, Minas Shopping, São Gabriel, Lagoinha, Gameleira, Vilarinho e Eldorado.  

Horário: De 5h30 às 23h, com acesso gratuito para usuários do metrô.