trem-anima

 

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

WhatsApp Image 2019 07 01 at 11.57.43A CBTU Belo Horizonte realiza até a próxima sexta-feira (5/7), a campanha “Gentileza Urbana” que busca sensibilizar os usuários sobre a importância da preservação do patrimônio público, bem como para difundir regras de boa convivência e atitudes mais cidadãs que possam facilitar o dia-a-dia de quem usa o metrô da capital mineira.

Atos de vandalismo no metrô provocam prejuízos de milhares de reais, anualmente. Só nos três últimos anos, a CBTU-BH gastou cerca de R$ 50 mil com a limpeza de pichação em trens e estações. Em 2019, já foram gastos outros R$ 20 mil, para garantir a recomposição de janelas, bancos, troca de extintores, conserto de bilheterias e estruturas físicas depredadas.

Segundo o coordenador de Via Permanente e Edificações da CBTU-BH, Leonardo Alves, o alto custo do vandalismo não pode ser medido apenas em cifras. “Embora os números já sejam bastante significativos, eles ainda não refletem o prejuízo total causado aos passageiros. Pela lógica, qualquer investimento aplicado no Metrô pode ter seus resultados comprometidos se a depredação continuar se multiplicando e afetando a rotina das pessoas. Para reverter esse quadro, é preciso educar as pessoas e garantir que elas passem a cuidar daquilo que é todos nós”, destaca.

Questão de segurança pública: Na lista de equipamentos campeões do mau uso também estão escadas rolantes, extintores, janelas, portas e lacres dos botões de emergência. Com a nova campanha, a CBTU-BH quer estimular a conscientização e o cuidado permanentes com estes e outros itens.

Durante toda a campanha, as cores ganham brilho e forma com a participação de mobilizadores dispostos a relembrar as boas regras de educação que facilitam a convivência e o respeito ao outro. A ideia é incentivar a “Gentileza Urbana”, coibir o vandalismo e contribuir para a adoção de padrões de comportamento que possam tornar a viagem mais agradável e segura para todos.

Para a estudante de Direito, Evelyn Correia, “a campanha é superdivertida e serve para nos fazer refletir que é realmente um desperdício de dinheiro ter que reparar depredação! Quando alguém vandaliza o metrô destrói aquilo que é um patrimônio de todos, daí a importância de conscientizar as pessoas e garantir que elas passem a zelar pelo que é de toda a sociedade”, ressalta.

Empregados da CBTU também podem contribuir com a campanha, além de redobrar a atenção na informação e orientação ao usuário. Quem preferir, pode realizar reclamações ou sugestões de melhoria através da Central de Atendimento, através do telefone (31) 3250-3901 ou pelo e-mail falemetrobh@cbtu.gov.br. A CBTU-BH conta, ainda, com o SMS Denúncia (31) 99999-1108, que permite o envio de mensagens de celular, diretamente, às equipes de segurança.