trem-anima

 

2104A CBTU Belo Horizonte é parceira do Tribunal de Justiça de Minas na divulgação da 14ª Semana Nacional de Conciliação, que acontece entre os dias 04 e 08 de novembro. O cidadão, que já tenha um processo em andamento, pode agendar uma sessão de entendimento consensual das partes até 30 de setembro. As inscrições começaram nessa segunda-feira (05/08).

A campanha visa selecionar processos que tenham chances de serem resolvidos ou acordados e intimar envolvidos para solucionar o problema. Além de fortalecer o diálogo, o projeto reduz as demandas e miniminiza o tempo de espera. A campanha envolve todos os tribunais do país e é realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça. 

Dívidas, problemas com vizinho, acidentes de trânsito, pensão alimentícia, partilha de bens e guarda de filhos são algumas das causa que podem ser solucionadas.  

Durante o desenvolvimento da Semana Nacional de Conciliação, os tribunais organizam e escolhem quais os processos estão aptos para serem apresentados em audiência de conciliação e comunicam as partes envolvidas. Se uma das partes se interessar em resolver o caso via conciliação, deve entrar em contato com o tribunal em que o processo estiver tramitando com antecedência. 

De acordo com a desembargadora Mariangela Meyer Pires Faleiro, o Brasil todo se envolve nesse movimento. “Estamos engajados nesse esforço concentrado, numa semana de trabalhos intensos pelo entendimento e pela paz.”

Resultados – No ano passado o TJMG superou quarenta e três mil audiências com um percentual de acordos de 57,68%. Para outras informações acesse: www.tjmg.jus.br/conciliar ou ligue: 0800 283 2715.