trem-anima

 

2128aA CBTU Belo Horizonte e o SEST/SENAT são parceiros em Campanha de Mobilização Nacional Contra o Uso de Álcool e Drogas, durante este mês de setembro. A meta é conscientizar os profissionais do transporte sobre reações que o corpo pode ter ao ingerir tais substâncias e os perigos que elas refletem ao serem utilizadas de maneira indevida, especialmente, quando combinadas com a direção. 

Durante o evento promovido pela Saúde Ocupacional/COSET/GOREH foram distribuídos brindes e panfletos orientativos aos participantes para esclarecê-los sobre responsabilidades e cuidados a serem observados por condutores de diferentes tipos de veículos rodoviários e ferroviários.

Comprometimento da saúde: O consumo de álcool ou drogas pode afetar todos os aspectos da vida pessoal e profissional, incluindo perda da capacidade de raciocínio, comprometimento dos reflexos, dificuldades de atenção e memória, ansiedade, depressão, dificuldades no relacionamento familiar, com amigos  e com  trabalho, além de elevarem, exponencialmente, o risco de violência e de acidentes fatais. 

2128O Brasil ocupa a quarta posição no ranking de países onde mais se morre no trânsito em todo o mundo. São, aproximadamente, 50 mil vítimas por ano. De acordo com dados estatísticos da Polícia Rodoviária Federal, em um levantamento de 2016, o consumo de álcool figurava como uma das causas fatais mais relevantes e respondia por cerca de 15,6% do total de acidentes. A mobilização visa conscientizar as pessoas, minimizando o risco de acidentes e a perda de vidas!