trem-anima

 

2138A CBTU-BH iniciou na última terça-feira (2/10), junto com a Defesa Civil, a emissão de alertas nas estações sobre possibilidades de chuvas ou possíveis desastres naturais que podem afetar viagens do sistema na capital. A ação integra a parceria firmada entre as duas instituições para uma cooperação institucional que visa beneficiar mais de 190 mil usuários que utilizam o metrô diariamente e que vão passar a ter acesso gratuito a mensagens enviadas por WhatsApp e SMS sobre ocorrências durante o período chuvoso. 

De acordo com o subsecretário municipal de Proteção e Defesa Civil, coronel Waldir Figueiredo, a parceria tem muito a contribuir na promoção de uma cultura de prevenção, percepção do risco e na rápida adoção de medidas de proteção. “O monitoramento permanente das condições de risco é fundamental para salvar vidas e o reforço da CBTU nessa rede de proteção vai ampliar a difusão dos alertas preventivos e ajudar a salvar vidas, de forma ágil e precisa”, destaca.

Segundo o gerente de operação da CBTU-BH, Frank Coelho, “a atuação conjunta das instituições permitirá que o Centro de Controle Operacional e o Centro de Monitoramento da Segurança da CBTU-BH tenham acesso imediato à informação e que possam repassá-la às 19 estações, ampliando a comunicação ao passageiro, com a veiculação gratuita dos alertas através do sistema de som dos trens e estações”.

Campanhas permanentes: A parceria institucional garantirá ainda a difusão de campanhas públicas permanentes exibidas nos mais de 300 monitores instalados nos trens, além da capacitação extensiva de dezenas de empregados de diferentes áreas da CBTU-BH incluindo estações, segurança, controle e operação, movimentação de trens, manutenção que tiveram a oportunidade de participar de treinamentos e simulados conjuntos.

Outro reflexo positivo dessa parceria institucional foi a distribuição de equipes da CBTU-BH que passaram a compor, definitivamente, o Centro Integrado de Operações (COP-BH) com equipes atuando, 24h, diariamente. A instituição é responsável por agir no cotidiano da cidade e a Sala de Controle Integrado (SCI) possibilita a tomada de decisão mais rápida e acertada, permitindo o gerenciamento de situações complexas, simultaneamente, e com menor tempo de resposta.