trem-anima

 

 

2139A CBTU-BH recebeu nesta quarta-feira (02) cerca de 120 alunos do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Os estudantes vieram em três turmas de aproximadamente 40 alunos no período da manhã, tarde e noite para visitar as oficinas do Pátio São Gabriel (PSG). 

Alunos do curso técnico de Automação, Mecânica e Engenharia Mecânica tiveram a oportunidade de conhecer de perto todas as ferramentas e equipamentos que eles não têm contato no dia a dia e vendo na pratica tudo que é aprendido em sala de aula. 

A visita foi conduzida por Maurício Oliveira, Wanderson horta e Amadeu terra que guiaram três grupos de estudantes pelo pátio de manutenção.

O professor Rogério Eustáquio, que esteve com a turma durante a visita afirma que esta ação é importante para os alunos, pois eles já saem do pátio mais motivados para aprender e cientes de quais áreas gostariam de atuar. “Aqui os alunos tem a oportunidade de ver na prática tudo aquilo que é estudado em sala, é uma forma de validar o conhecimento deles e assim que volta para a sala já é possível ver a mudança de comportamento do aluno, eles ficam mais dedicados a aprender e decididos para quais áreas gostariam de seguir”, afirma.

A aluna Giovanna Gabrielle afirmou que dentro da sala o contato com a prática é limitada e a visita ajuda o aluno a entender tudo que é visto em sala. “Lá na escola a gente não tem muito contato com essas ferramentas e equipamentos, tanto que quando o professor explica é difícil de entender e, mas durante a visita tudo que foi visto em sala fica mais fácil de compreender”, destaca a aluna. 

2139aO programa de visitas às oficinas da CBTU é um passo a mais na formação profissional dos alunos e a proposta da companhia é garantir o alinhamento do conhecimento teórico ao indispensável conhecimento prático, às exigências do currículo acadêmico e aos desafios do mercado de trabalho.