trem-anima

 

2143Criador do CCO Alternativo e do software INFOMOV, o assistente controlador José Geraldo Guimarães Ribeiro foi um dos homenageados durante o Prêmio Revista Ferroviária, na categoria Ferroviário Padrão de Passageiros. Empregado da CBTU-BH há mais de 35 anos, o assistente ressalta que o momento representa a somatória de todo trabalho realizado por ele e também por seus companheiros. “Faço desta honraria uma homenagem aos diversos colegas, profissionais competentes, honestos e dedicados à coisa Pública, com quem convivi e trabalhei e que poderia, perfeitamente, assim como eu, estar representando a Companhia. Tenho a feliz sensação do dever cumprido”, destaca. 

Para o superintendente da CBTU-BH, Miguel da Silva Marques, o empenho com que José Geraldo Ribeiro atua serve de estímulo para diferentes profissionais e o entusiasmo dele é contagiante. “Para nós é motivo de orgulho ter um colaborador tão comprometido com a produção de resultados e tão disposto a gerar soluções. São mais de 30 anos de amor e dedicação ao trabalho”, salienta.    

O gerente de Operação Frank Coelho Durço ressaltou o significado da homenagem e o valor das contribuições profissionais para o dia-a-dia da CBTU. “Para nós é extremamente especial ter um funcionário tão comprometido e melhor ainda foi poder contar com a indicação dele, como representante de toda a CBTU. Temos um respeito enorme pelo profissional que ele é, além de uma imensa gratidão pelas contribuições que agrega”. 

2143aCarreira Premiada: Empregado da Companhia, desde 1985, José Geraldo foi também vencedor dos prêmios: Qualidade Total (1995 e 1997) e Boas Práticas (2017). Na STU-BH, exerceu os cargos de gerente de Estações e gerente de Movimento, onde desenvolveu o software INFOMOV, que propiciou a informatização de boa parte das rotinas de atendimento do apoio técnico e escalas de condutores do metrô da capital. É assistente controlador da Gerência de Operações da CBTU-BH e, há mais 20 anos, atua como instrutor em treinamentos que envolvam Sistemas de Energia e de Sinalização. Amante do futebol, José Geraldo é casado com Soraya e pai de Ariana e Adriano.

CCO Alternativo - Implementada há cinco anos na STU-BH, a ferramenta desenvolvida pelo engenheiro eletricista permite que os controladores do CCO passem a contar com a identificação física e operacional dos trens na via, garantindo mais praticidade na injeção e recolhimento de composições, realização simplificada de manobra dianteira nas estações terminais, identificação de falhas, completa visualização do sistema de energia que alimenta a frota, disparo eletrônico de mensagens, entre outros recursos essenciais para o dia-a-dia da operação. 

A implementação da experiência resultou em muito mais integração de recursos tecnológicos, garantindo a autonomia e funcionalidade na organização do tráfego e no monitoramento da distribuição de energia de tração que alimenta os diferentes sistemas da operadora, propiciando incremento da segurança e qualidade no processo de Controle Operacional da Empresa.