trem-anima

 

 

2146bA CBTU-BH realiza na próxima quarta-feira (16) palestra com intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenção do câncer de mama, segundo tipo de doença que mais atinge as mulheres brasileiras, representando aproximadamente 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.

A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, mês que é voltado para luta contra o câncer de mama. De acordo com o instituto nacional do câncer, somente em 2019, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama, e um risco considerado de 56 casos para cada 100 mil mulheres. 

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). Entre as principais causas estão, histórico familiar, envelhecimento, atividade física insuficiente, entre outras. 

Fatores como consumo de álcool, obesidade, sedentarismo e exposição à radiação podem aumentar as chances desenvolvimento do câncer.

As mulheres devem realizar exame clínico anualmente em consulta com seu médico. O ginecologista é o profissional mais indicado para acompanhar a sua saúde, e aquelas que têm mais de 40 anos, devem consultar um mastologista para indicar o exame de mamografia. As chances de cura chegam a 95%, quando a doença é diagnosticada precocemente.

Viver uma vida saudável com alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos regulares podem diminuir em 28% as chances de se desenvolver o câncer de mama.

A palestra realizada pela CBTU vai acontecer na próxima quarta-feira (16), às 9 horas no auditório do Centro de Comando Operacional (CCO) e às 14 horas no auditório do Pátio São Gabriel (PSG).