trem-anima

 

2161Começa nesta quinta (7/11), no pátio Eldorado, às 22h, a agenda de eventos que vai marcar a comemoração do Novembro Azul na CBTU-BH. Serão pelo menos três datas disponíveis para que os empregados possam conferir a programação com a série de palestras que acontece também no Pátio São Gabriel (20/11) e no Prédio Sede/CCO (21/11).  

A ideia é reforçar a importância do cuidado com a saúde como uma ação cotidiana de promoção da qualidade de vida e do bem-estar de todos os colaboradores e divulgar ações importantes para que o homem cuide da própria saúde, inclusive em relação ao câncer de próstata. A agenda vai contar com a participação da equipe de profissionais da Unimed BH e com distribuição dirigida de cartilhas sobre o câncer de próstata, disponíveis durante toda a programação. Uma decoração especial também vai colorir a entrada dos ambientes, alertando os empregados de que o azul é a cor da prevenção para o momento. 

A campanha promovida pela Coordenação de Segurança do Trabalho, através da Saúde Ocupacional, conta com o apoio do SINDIMETRO-MG e do GREDEM. Segundo a técnica em Enfermagem, Cláudia Gomides, “a mobilização visa quebrar preconceitos e alertar os homens de que o exame preventivo é o caminho mais seguro para se identificar o câncer, ainda em sua fase inicial. Neste caso, as chances de cura chegam a cerca de 90%. O cuidado com a saúde deve ser uma atitude cotidiana e não uma eventualidade! esclarece Cláudia.  

Número de casos: De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Câncer de Próstata é um dos tipos mais comuns entre os homens, com mais de 68 mil novos casos por ano em todo o país, além de ser o segundo em número de mortes. Em 2018, o Instituto Nacional de Câncer estimou a ocorrência de 6.730 novos casos dessa natureza para a população masculina de todo o estado de Minas Gerais.