trem-anima

 

2177aA 33ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da CBTU-BH termina nesta sexta (29), após oferecer uma programação com mais de 20 atividades, que já atraiu centenas de empregados. 

O presidente da CIPA Sede/Estações/CCO/UAC, Reinaldo Eustáquio Araújo, afirma que a proposta era “proporcionar um evento que pudesse atingir o maior número de pessoas a fim de garantir orientações relevantes e de fácil assimilação de modo a promover a saúde e a segurança no ambiente de trabalho”.

O tema deste ano, “A segurança começa em mim” propõe o reforço da contribuição do empregado para um local de trabalho saudável e seguro. Para isso, o evento contou com palestras, apresentações em vídeo, momentos musicais, distribuição de kits para higiene pessoal, debates e apresentações teatrais, tudo para lembrar que o bem-estar é um componente essencial à rotina corporativa. Buscando atender a todos os públicos, as atividades foram distribuídas nos prédios Sede/CCO, nos Pátios Eldorado e São Gabriel e nas Estações Eldorado e Central (Casarão).

Cuidado Integral: Os cuidados com a saúde física e psicológica estiveram em destaque nos debates. Segundo a psicóloga Daniene Santos, uma das convidadas a ministrar sobre o tema, questões ligadas à saúde mental dos colaboradores vêm despertando o olhar atento das organizações. “O bem-estar psicológico é um ponto fundamental para que os empregados possam trabalhar bem, mais atentos às suas atividades e mais prontos a atuar na redução dos índices de acidentes. Além disso, é importante considerar os fatores que aumentam o adoecimento no trabalho para que se busquem soluções e ações de enfrentamento ao problema”, ressalta.

2177cPara Dulcineia Diniz, da GOREH/Saúde Ocupacional, “a SIPAT foi mais que enriquecedora ao trazer questões tão delicadas para o centro de debates, propondo meios de lidar com as dificuldades que envolvem o estado mental e psicológico do empregado e mitigando tabus”.

Além da saúde mental, outras questões como higiene bucal, cuidados no trânsito, direção defensiva e normas de segurança também preencheram a grade do evento. A SIPAT segue nesta quinta (28) com roda de capoeira do projeto social Kilamba na Estação Central e com o stand up comedy, “Mandioca e Macaxeira”, no Pátio Eldorado. A programação da sexta (29) vai contar com palestras sobre automedicação e direção defensiva e com a presença do Grupo Confesso que apresenta novas sessões de comédia. A primeira delas será no prédio Sede, às 10h30, com os personagens “Bi e Ziu em ergonomia e vida saudável” e, logo mais, às 14h30, no Pátio São Gabriel, o grupo exibe o episódio “Mandioca e Macaxeira”, que encerra a SIPAT 2019. Não deixe de conferir o último dia de atividades e aproveite a dica para se cuidar de corpo e alma! 

2177b2177