Imprimir

2303Com o avanço do número de casos de Covid-19 na capital, a CBTU Belo Horizonte vem intensificando a rotina diária de desinfecção profunda para todas as estações e trens. A medida opera como reforço das ações de enfretamento à pandemia de Coronavírus e busca tornar o serviço essencial de transporte público cada vez mais protegido e seguro para toda a população. 

Desde a última semana, equipes de limpeza realizam a descontaminação completa das 19 estações, após o horário comercial da operação. “O trabalho é feito durante a madrugada, para garantir que os usuários encontrem as estações higienizadas na manhã seguinte”, afirma o gerente operacional de Estações, Marcos Aurélio Paranhos. 

Desinfecção nos trens: as composições em operação também recebem dois tipos de assepsia, como explica o gerente operacional de Movimento, Márcio Cruz: “Além da limpeza entre viagens, que já ocorre em Vilarinho e Eldorado e inclui a higienização de corrimãos, janelas e bancos, agora passamos a contar com a limpeza para desinfecção feita no Pátio de Manutenção São Gabriel, com o uso do pulverizador”. A descontaminação profunda dos carros de passageiros vem sendo realizada desde de 8 de junho, tanto no decorrer da operação, quanto durante a madrugada, nas áreas de estacionamento de Eldorado e São Gabriel.  

A sanitização é realizada com produtos químicos específicos indicados a partir de treinamento recebido pelos empregados da CBTU-BH, junto ao Exército Brasileiro, em áreas como pisos, paredes, pilastras, corrimãos, bloqueios, guichês, escadas, maçanetas, parapeitos e bancos de plataformas. É importante ressaltar que a limpeza profunda e a limpeza diária se complementam e ambas continuarão a ser feitas diariamente.