trem-anima

 

2352Para marcar as comemorações do Setembro Amarelo, a CBTU Belo Horizonte e o Serviço Social e de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) iniciaram, nesta semana (8), a divulgação de uma série de vídeos sobre a valorização da vida. 

De acordo com o presidente da CIPA, Reinaldo Eustáquio, a realização do projeto foi possível graças a uma cooperação de longa data entre o SEST e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Companhia. “O SEST/SENAT tem apoiado permanentemente a STU-BH em ações promovidas para a saúde e segurança de seus empregados, contribuindo com serviços como fornecimento de palestras, distribuição de materiais impressos e eletrônicos, kits de higiene, ações de conscientização, entre outras medidas de proteção. Para marcar a Campanha Setembro Amarelo, a instituição vai ofertar palestras virtuais voltadas à valorização da vida e da saúde mental do trabalhador”, explica.

A coordenadora do SEST, Ana Beatriz Chagas, destaca que “a proposta é dar visibilidade ao tema de valorização da vida, que tornou-se ainda mais relevante diante do cenário de pandemia e de tempos tão instáveis quanto estes que o mundo tem experimentado e que têm exigido atenção, conscientização e cuidado redobrados com a saúde mental”.

Ao todo, serão produzidos quatro vídeos, com abordagens exploratórias e conteúdos atuais sobre temas como: a pandemia, a saúde mental, a depressão e a ansiedade e como esses fatores externos afetam o bem-estar do trabalhador. O primeiro vídeo já está disponível no instagram.com/sestsenatjardimvitoriabh e os demais serão postados nos dias 15, 22 e 29 de setembro, sempre a partir das 12h.

Setembro Amarelo: O movimento foi iniciado no Brasil em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Surgiu com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, uma data criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e celebrada todos os anos em 10 de setembro.

Para dar suporte às pessoas, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza, 24 horas por dia, atendimentos de apoio emocional e de prevenção do suicídio pelo telefone 188, sem custo de ligação, por e-mail (setembroamarelo@cvv.org.br) e pelo site (https://www.cvv.org.br/).

A CBTU-BH também disponibiliza os profissionais da Coordenação Desenvolvimento em Recursos Humanos (ramal 4081) para prestar auxílio a qualquer empregado que necessite de orientação e suporte emocional em situações dessa natureza.