trem-anima

 

2375Para marcar a importância da prevenção contra o câncer de mama e o simbolismo do Outubro Rosa, o Grêmio Recreativo e Cultural dos Empregados (GREDEM) e a Saúde Ocupacional da CBTU-BH firmaram parceria para promover ações de conscientização e educação para a saúde dos colaboradores. Empregados de diferentes áreas foram surpreendidos, ao longo desta semana, com a distribuição direta de kits alusivos à data. Marca-textos, bombons e laços rosas foram entregues às empregadas da CBTU-BH e associadas à agremiação, para lembrar a relevância da campanha.  

As estações Central, Lagoinha, Vilarinho e Eldorado, bem como os prédios Sede e os pátios de manutenção de São Gabriel e Eldorado receberam banners informativos, ampliando as ações para milhares de usuários e trabalhadores que circulam por estes espaços.  “Todas as iniciativas reforçam a importância da prevenção contra o câncer de mama, por meio do autoexame e do diagnóstico precoce, afinal, a prática do autoamor é um gesto de cuidado consigo próprio e com todos os que nos rodeiam”, afirma a diretora de Administração e Finanças do Grêmio, Milene dos Santos.

Alta incidência - Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam que, no Brasil, serão registrados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama, para cada ano do triênio 2020-2022. O número corresponde a cerca 61 novos casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama ocupa a primeira posição entre os mais frequentes em todas as regiões brasileiras. No Sudeste, o risco estimado é ainda mais alto, com cerca 81 novos casos a cada 100 mil mulheres. 

Fique atento: A técnica em Enfermagem da CBTU-BH, Cláudia Gomides, reforça a importância da iniciativa, destacando que o autocuidado é a melhor medida na prevenção contra a doença e está acessível a todos. “O cuidado diário com o corpo permite identificar questões como histórico familiar, mudanças provocadas pelo envelhecimento ou pela ausência de atividade física e todos esses fatores podem estar relacionados com os primeiros sinais dessa silenciosa doença”, afirma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, os principais sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços e axilas.