trem-anima

 

2487A Saúde Ocupacional da CBTU-BH é parceira do Hemominas e da Secretaria de Saúde de Minas Gerais na divulgação de campanhas para doação de sangue durante a Onda Roxa vigente no estado devido a Covid-19. A doação pode ser agendada no site www.mg.gov.br/conteudo/agendamento-online/doar-sangue e o protocolo da marcação será enviado no e-mail cadastrado e também pode ser emitido pelo aplicativo MGapp para que seja levado no dia da doação.

Caso não possa comparecer, o candidato deve cancelar o agendamento para que o horário possa ser disponibilizado a outra pessoa. Os endereços e horários de atendimento podem ser consultados no site do Hemominas.

Como fazer a doação: Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado e alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Covid-19: Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelo coronavírus, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação). Aqueles que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pela Covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

Vacinas: O prazo de inaptidão para doação após a vacina para Covid-19 depende da vacina recebida. Para as vacinas disponíveis em Minas Gerais até o momento, os prazos são de 48h (Coronavac/Sinovac) ou de 7 dias (Covishield/ Serum/ AstraZeneca/ Fiocruz).

Todas as condições e restrições para doação de sangue podem ser conferidas em www.hemominas.mg.gov.br .