trem-anima

 

2505A CBTU-BH é parceira do Movimento Maio Amarelo e durante todo o mês, a Coordenação de Segurança do Trabalho, a CIPA e a Saúde Ocupacional vão aproveitar a data para reforçar em todos os setores ações de segurança e saúde capazes de promover a preservação da integridade física e mental de trabalhadores e usuários e conscientizá-los de que as atitudes individuais podem refletir na segurança de todos que estão à nossa volta.

A Campanha Maio Amarelo 2021 busca alertar as pessoas para uma necessidade de reflexão sobre atitudes que tem faltado nos últimos tempos em diversos ambientes de convivência: o respeito e a responsabilidade. A ideia é despertar a empatia como elemento essencial para a convivência diária, ou seja: não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você! Nesse contexto, a Coordenação de Segurança e Saúde no Trabalho (COSET) aponta que é fundamental criar um marco em defesa da vida e da responsabilidade compartilhada, em todas as ocasiões. 

O técnico da Coordenação de Segurança do Trabalho da CBTU-BH, Jader Silveira, lembra que é preciso desenvolver ações conjuntas através de um sistema de direitos e responsabilidades definidos, onde a maior prioridade seja a prevenção da segurança e da mobilidade como um todo. “O compromisso da prevenção é uma responsabilidade coletiva e cada empregado e também o próprio usuário deve analisar os riscos de sua ação individual, antes de executá-la, com o intuito de proteger a si e aos outros. Acidentes no sistema de mobilidade geram perdas a todos os envolvidos e a prevenção deve ser o foco de todos as nossas atitudes no trânsito, a fim de garantir a preservação da integridade física e psicológica de todos”, pontua Jader Silveira.