trem-anima

 

2535A CBTU-BH, em parceria com a zoonoses e a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) de Belo Horizonte, realizou nesta semana uma ação de conscientização sobre o descarte correto de lixo na região do emboque do túnel de Primeiro de Maio. O local vinha sendo utilizado de forma irregular para descarte de resíduos. A Coordenação de Via Permanente da Companhia também fez a limpeza do local. 

Ao longo dos três dias da campanha, que terminou nesta quarta-feira, houve distribuição de materiais educativos preparados pela CBTU. Os agentes da prefeitura também conversaram com os moradores e deram orientações, como não jogar lixo em lotes vagos, ruas, vias públicas, bueiros, canaletas e redes de esgotos, devido ao risco de enchentes, além de evitar a queima do lixo, que pode ganhar dimensões perigosas e produzir fumaça tóxica, entre outras. 

A técnica do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, Sandra Tomie Canno, ressalta a importância de que toda a sociedade, governos e organizações se articulem a fim de garantir as boas condutas de limpeza urbana na cidade. “Esta é nossa casa, o nosso mundo. Não devemos simplesmente cobrar dos outros, mas começarmos em nossos quartos, salas, jardins, ruas, bairros e cidades, se quisermos ter um local agradável, limpo e que possamos usufruir e deixar para as nossas futuras gerações. Colocar o lixo nos dias e horários corretos, não jogar em qualquer lugar, já nos ajudará a prevenir doenças e animais indesejáveis e a ter um ambiente mais limpo e lindo para aproveitarmos.”

Recolhimento de lixo: para descartar os resíduos, os moradores da região devem aguardar os dias da coleta, que acontece terça, quinta e sábado ou procurar a Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) mais próxima, localizada na Rua Rita Alves Castanheira, 50 (próximo à Rua Orozimbo Nonato), Dona Clara.