trem-anima

 

2598A estação Central da CBTU Belo Horizonte receberá a ação “Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro” no Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, 21 de setembro, de 8h às 18h. A intervenção é uma iniciativa da Associação Brasileira de Gerontologia com apoio da Rede Supera de Ginástica para o Cérebro.

O evento tem o objetivo de conscientizar os usuários sobre a Demência com foco no Alzheimer, seus fatores de risco e prevenção. No mesmo dia, a ação acontecerá nos metrôs de São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre e contará também com a distribuição de materiais informativos.

A Demência é um problema de saúde pública e, com a Covid-19, o tema passou a ser ainda mais preocupante, já que, após infecção, idosos têm apresentado disfunção cognitiva de longo prazo e aceleração dos sintomas da doença de Alzheimer. “Segundo pesquisa apresentada no Congresso Internacional da Associação de Alzheimer (AAIC), a demência poderá triplicar até 2050, chegando a mais de 152 milhões de casos. Levando esse número em consideração, é muito importante informar e orientar a população sobre esta doença”, afirma a técnica de gestão da saúde ocupacional da CBTU-BH, Cláudia Gomides. 

Sintomas e prevenção: Demência é o termo utilizado para descrever os sintomas de um grupo de doenças que causam um declínio progressivo no funcionamento da pessoa. Os sintomas normalmente incluem a perda de memória, capacidade intelectual, raciocínio, competências sociais e alterações das reações emocionais normais. Algumas ações podem ser feitas para tentar prevenir essa doença, como manter baixos os níveis de colesterol e pressão arterial, ser menos ansioso, evitar o excesso de álcool, manter a mente ativa, dormir bem e fazer exercícios físicos.