trem-anima

 

2611Outubro é o mês da conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama e a Saúde Ocupacional da CBTU-BH lança a Campanha: “Outubro Rosa: Eu faço o Autoexame. Você faz?”, a fim de fomentar a prevenção da doença entre usuárias e funcionárias da Companhia. 

O Outubro Rosa foi criado na década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a “Primeira Corrida pela Cura”, quando a instituição distribuiu aos participantes um laço rosa, hoje, o símbolo do movimento. Desde então, a data é celebrada todos os anos.

Segundo o Ministério da Saúde, apenas em 2021, são estimados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama, sendo esse o câncer que mais acomete mulheres no mundo. “Os principais sintomas incluem: pele avermelhada, irritação, inchaço e nódulo, ao apalpar o seio. Se percebido algum desses sintomas, a orientação é marcar uma consulta médica”, afirma a técnica de gestão da saúde ocupacional da CBTU-BH, Cláudia Gomides.  Além do autoexame, o Ministério da Saúde recomenda a mamografia de rastreamento para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. 

GREDEM sorteia livros: Para celebrar a data, o Grêmio Recreativo e Cultural dos Empegados da CBTU/STU-BH vai sortear 40 livros, divididos em 8 títulos, que abordam temas do universo feminino. As Inscrições abrem hoje e seguem até dia 18/10, através do link: https://forms.gle/Gj8QtJK6YxSuH2uN6. Podem participar todas as mulheres titulares da associação. O sorteio irá ocorrer no dia 21 de outubro (quinta-feira), às 11h e será transmitido ao vivo pelo Instagram do Gredem (@gredem_cbtu_bh).