trem-anima

 

Acontece 2619A Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos, em parceria com a Gerência de Movimento, promove gravações do sistema de trens da CBTU-BH. O objetivo da atividade é obter cenas que transformarão algumas Instruções de Serviço em videoaulas modernas, que poderão ser utilizadas tanto para o treinamento admissional de condutores, quanto para reciclagens. 

As filmagens acontecem neste mês de outubro, nas duas frotas de trens e em todo o Pátio de Manutenção São Gabriel, acompanhadas pelo maquinista Alexandre Medeiros. “As gravações têm riqueza de detalhes. Há muita preocupação em relação às tomadas, ao melhor ângulo e closes, a fim de mostrar com clareza cada atividade, equipamento e posto de serviço”, conta o maquinista. Os textos que acompanharão cada vídeo foram desenvolvidos por um grupo de condutores da Gerência de Movimento. “Como o vídeo possui uma linguagem específica, a narração que o acompanha tem características que devem ser observadas. Diferente do texto do papel, que precisa detalhar cada procedimento, as cenas já possuem muita informação visual, sendo assim, os roteiros desenvolvidos por nós transportam as Instruções de Serviço para a realidade das cenas”, afirma a gerente de movimento, Paula Torres.

A gravação dos vídeos e edição das aulas virtuais acontecem através de um contrato com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (Fadecit). Durante a atividade, são realizadas imagens externas com drones que mostram a movimentação dos trens e de todo o sistema, além de cenas internas das cabines dos condutores e interior dos vagões. “Esse formato de treinamento é um marco, que vem para modernizar o perfil de capacitação realizado em toda a Companhia. Com a expertise alcançada neste projeto piloto, poderemos ampliar o modelo para diversas outras áreas da Empresa”, conta a coordenadora de desenvolvimento recursos humanos, Paula Assis.