trem-anima

 

acontece 2620No dia 20 de outubro é celebrado o dia do maquinista. A data foi criada em 2012, como homenagem à fundação da Associação Dos Maquinistas e Ferroviários de São Paulo (AMAFER), que foi inaugurada em 20 de outubro de 1907. 

A CBTU-BH possui mais de 100 assistentes operacionais de condução, que levam a população pelas 19 estações do sistema metroviário, todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados. “O propósito da CBTU é transportar usuários pela cidade e os maquinistas são extremamente importantes nessa missão da Companhia, assim como tantos profissionais que atuam com comprometimento na Empresa. Nesse dia em especial, lembramos com carinho dessa profissão tão linda, da qual faço parte.” comenta Paula Torres, gerente de movimento da CBTU-BH. 

Fernando Henrique é passageiro do metrô há muitos anos e sempre traz a família para passear de trem. “Faço passeios pelo metrô no fim de semana com minha filha e meu afilhado (3 e 5 anos). Eles são apaixonados por andar de trem e adoram dar tchau para os maquinistas. A profissão deles é muito importante para a cidade!”, afirma o usuário. E a recíproca é verdadeira, já que os maquinistas da CBTU-BH exercem a profissão com muito carinho pela população. “Sinto muita satisfação em trabalhar na CBTU e felicidade em transportar milhares de usuários todos os dias. Sempre sonhei em poder fazer isso.” conta Jaime Fernandes, que atua há 14 anos como maquinista da CBTU-BH. 

Formação: Todos os maquinistas da CBTU-BH ingressaram na Companhia por meio de concurso público e passaram pelo curso de formação de condutores, ministrado pela própria Empresa. No momento, não há previsão para abertura de novas vagas, mas quando houver, elas serão publicadas no Diário Oficial da União, além de serem divulgadas nas redes oficiais da Companhia.