trem-anima

 

7 22O primeiro mês do ano é marcado pela conscientização dos cuidados com a Saúde Mental promovida pela campanha Janeiro Branco. O movimento, criado em 2014, por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG), acontece no início do ano, pois janeiro é considerado uma “página em branco”, a ser preenchida com novas metas e objetivos em prol do bem-estar mental. Em 2022, realiza-se a 9ª edição da campanha Janeiro Branco, com o lema “O mundo pede saúde mental!”. 

 A CBTU-BH alerta para a importância de cuidados relacionados à Saúde Mental, que afeta ainda milhões de pessoas e é tópico de discussão essencial durante a pandemia do coronavírus. Segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalente a 5,8% da população, ficando atrás somente dos Estados Unidos, com 5,9%. Além disso, O Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo, 9,3% da população. 

“A Saúde Mental ainda é um assunto marcado de preconceito. Felizmente, atualmente, existe muita visibilidade sobre ele e, cada vez mais, essas doenças que afetam nossa mente são discutidas em diversos meios. É muito importante buscarmos o bem-estar, tanto mentalmente quanto fisicamente”, comenta a enfermeira do trabalho da Saúde Ocupacional, Lídia Felix.