A Administração Central da Companhia Brasileira de Trens Urbanos apresentou na quinta-feira (3) os Comitês Gestor e Diretor de Implementação do novo sistema corporativo de gestão da Companhia, o Protheus. A reunião aconteceu online para todos os empregados da Empresa e contou com a participação do diretor de planejamento da CBTU, Pedro Cunto, além de representantes da TOTVS, empresa responsável pela implementação do projeto.
Os comitês têm o objetivo de validar a evolução do cronograma, alterações de escopo, prazos e custos. Serão feitas reuniões periódicas para atestar o andamento do plano e resultados obtidos. O projeto é desenhado para atender a todas as Superintendências da CBTU, em diversas áreas administrativas, como jurídica, financeira, patrimonial, de licitações, estoques, orçamento, gestão de projetos, recursos humanos, entre outras. A implantação da nova metodologia ocorrerá em 18 meses até chegar no “Go live”, quando todas as atividades serão desenvolvidas dentro do novo software, a partir do 14° mês.
A metodologia está dividida em quatro fases: a de preparação, com o alinhamento das necessidades e expectativas, definições do time do projeto, escopo, prazos e estratégias; a de refinamento, com o desenho definitivo da solução a ser entregue e a definição dos fluxos de trabalho para as próximas fases; a de realização, com os testes das soluções e a preparação do plano de virada e, finalmente, a fase de operação, com a execução das atividades de transição e a operação assistida.
“Trata-se de um projeto absolutamente estratégico para a CBTU. Destaco que estão previstos treinamentos personalizados que permitirão potencializar os conhecimentos das equipes de maneira uniforme, elevando o nível dos processos realizados pela CBTU. Esse projeto será um marco na vida profissional de muitos empregados”, disse o diretor de planejamento da CBTU, Pedro Cunto.