trem-anima

 

111 22xGestores da Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Belo Horizonte visitaram o Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, na quinta-feira (9). A visita promoveu aos colaboradores da Companhia contato com tecnologias desenvolvidas pelo SENAI MG e foi organizada pela Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Empresa.

O Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 do SENAI Minas Gerais busca soluções em transformação digital, qualificando mão de obra e fomentando pesquisas estratégicas para a nova revolução industrial. No local, também é possível ter acesso à consultoria tecnológica de desenvolvimento, ter acesso a testes de soluções integradoras. “Conhecer a cultura 4.0 desenvolvida pelo SENAI e pensar na aplicabilidade dela no metrô é interessante para fomentar o desenvolvimento de processos e empregados da empresa, utilizando o que há de mais inovador no mercado”, afirma o gerente regional de manutenção da CBTU-BH, Frank Coelho.

Intercâmbio: colaboradores do SENAI também visitaram o Pátio de Manutenção São Gabriel da CBTU-BH na terça-feira (14), a fim de conhecer as necessidades da Companhia e propor soluções, suporte, equipamentos e treinamentos para diversas áreas. O Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 desenvolve tecnologias específicas, de acordo com a necessidade de cada empresa. “Vejo inúmeras possibilidades de implementação da Cultura 4.0 na CBTU como, por exemplo, o RoadMap 4.0, um mapa que promove um estudo inicial para determinar o grau de maturidade da indústria. A partir dele, são traçadas atividades assertivas e válidas. Após a visita no Pátio de Manutenção São Gabriel, também visualizei a oportunidade de implementar processos LeanOffice e LeanFábrica na manutenção e operação da CBTU, que são metodologias que acrescentam mais fluidez ao fluxo de trabalho”, explica o agente de relações com o mercado da FIEMG, Diego Vasconcelos.