trem-anima

 

178 22 png 2A Coordenação de Oficina Mecânica e Pneumática (COMEP) da CBTU-MG adquiriu máquinas de lavagem automática, para a limpeza de peças no Pátio de Manutenção São Gabriel. Além da praticidade, os equipamentos utilizam água captada do poço artesiano central, gerando economia financeira e uma gestão mais eficiente do recurso hídrico.

No que tange à utilização da água proveniente de poços, a atividade teve suporte do Comitê de Sustentabilidade da CBTU-MG. A supervisora da COMEP, Jéssica Macedo, aponta que “a utilização da água proveniente do poço artesiano minimiza impactos ambientais e promove economia financeira à Companhia. Ações como essa colocam em pauta a sustentabilidade da Empresa, reafirmando o compromisso de transportar passageiros de forma eficiente e com responsabilidade socioambiental“, afirma.

O redirecionamento da tubulação hidráulica do local, que possibilitou que a água do poço chegasse até às novas máquinas de limpeza, foi realizado pela Coordenação de Via Permanente e Edificações (COVIP), que também instalou uma saída extra de água, aproveitada na limpeza dos pisos do galpão.

Próximos passos: o objetivo é levar a rede hidráulica do poço artesiano para toda atividade do Pátio São Gabriel que não necessita de água potável, como a lavagem de veículos e a irrigação, contribuindo assim, cada vez mais, para a preservação do meio ambiente.