trem-anima

 

182 22Inicia-se nesta sexta-feira (25/11), no Museu de Artes e Ofícios, a exposição “Botar Fé”, resultado de seis meses de residência de 17 artistas, proporcionada pelo programa Bolsa Pampulha, em sua 8ª edição. Metrôs da CBTU-MG exibem fotografias do arquiteto urbanista e artista visual, Marcelo Venzon, com o objetivo de aguçar o interesse do público em prestigiar a exposição no MAO.

Ao todo, serão duas exposições, sendo uma delas no Museu de Artes e Ofícios (MAO) e a outra no Viaduto das Artes. Marcelo Venzon, natural de Vitória (ES), explica como conduziu seu trabalho: "Todas as fotos da mostra são de pontos de interesse histórico da cidade, encontradas em documentos e fotografias do meu tio-avô, José, quando visitou a capital mineira nos anos de 1965 e 1966”.

No prédio, que abriga o Museu de Artes e Ofícios, funcionava, na época dos registros, a principal estação de trem da cidade. O personagem da exposição, José, utilizava a linha férrea, hoje desativada, para fazer o trajeto entre Ribeirão Preto e Belo Horizonte.

Programação: as exposições ocorrem no MAO, a partir de hoje (25), às 19h, e no Viaduto das Artes, a partir de amanhã, às 11h. A mostra ficará em exibição até o dia 4 de fevereiro de 2023. 

Realização: a exposição é realizada pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte em conjunto com a Fundação de Cultura, Museu de Arte da Pampulha, Museu de Artes e Ofícios e Viaduto das Artes, com curadoria de Amanda Carneiro e Raphael Fonseca.