A Coordenação Operacional de Desenvolvimento e Recursos Humanos (CODES) da CBTU-MG, em parceria com o SENAI, realizou para os empregados da Manutenção o curso Ensaios Não Destrutivos (END), no último mês de dezembro.
Os Ensaios Não Destrutivos consistem em testes que tentam identificar algum tipo de defeito nos materiais e equipamentos sem que essas inspeções causem qualquer dano ou alteração nesses componentes. Essa metodologia pode ser aplicada nas etapas de fabricação, construção, montagem ou manutenção. Os equipamentos utilizados nesse tipo de ação devem ser bem calibrados e aliados aos procedimentos de execução baseados em normas técnicas. Esse tipo de ensaio proporciona visualizar e entender o teor de defeitos, características tecnológicas ou mesmo a degradação de componentes, estruturas e equipamentos.
Atualmente, os END desempenham um importante papel no controle de qualidade de diversos setores industriais. Entre suas principais vantagens, está a capacidade de minimização de riscos de eventuais falhas a partir do diagnóstico precoce. Os procedimentos podem também gerar redução de custos de retrabalhos, melhora do desempenho e da segurança dos processos.
Para Luiz Eduardo Gripp, analista técnico da Gerência de Sistemas Fixos e Via Permanente da CBTU-MG, “esta capacitação pode ser aplicada na CBTU-MG em serviços de manutenção de via permanente que exigem a análise de ensaios para atestação da qualidade. Saber os requisitos técnicos para a realização dos END gerou um ganho de conhecimento profissional, tanto para os empregados envolvidos, quanto para a Empresa, em termos de tecnologia, qualidade e segurança nas atividades realizadas”.
Tipos de ensaios não destrutivos: os principais tipos de ensaios não destrutivos utilizados atualmente na indústria são: correntes parasitas, emissão acústica, radiografia, radioscopia e gamagrafia, ensaio visual, estanqueidade, líquido penetrante, partículas magnéticas, ultrassom e termografia.