Inicia-se nesta quarta-feira, 22, a “Exposição Rara” na estação Lagoinha. A mostra, desenvolvida pela instituição Casa de Maria, busca promover o protagonismo das pessoas com doenças raras e dar visibilidade às dificuldades e aos preconceitos enfrentados por elas.
A exposição consiste de oito conjuntos com cinco cubos, que contam a história de pessoas com doenças raras, a partir de fotografias em momentos especiais. A mostra estará na estação Lagoinha até o dia 11/04 e na estação Central entre os dias 11/04 e 02/05. O projeto "Exposição dos Raros” teve início no dia 28/02, Dia Mundial das Doenças Raras, com a exposição sendo instalada na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
De acordo com Luciana Assis, orientadora social da Casa de Maria e uma das responsáveis pela mostra, “o projeto busca levar ao público o conhecimento acerca das doenças genéticas raras, para uma maior inclusão social, como também impactar a sociedade, o poder público e a imprensa, para que o tema esteja na pauta das discussões culturais e sociopolíticas”.
Casa de Maria: é uma entidade de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, que oferece serviços gratuitos de assistência social, para assegurar o atendimento socioassistencial a pessoas com doenças raras e com síndromes neuropsicomotoras. Localizada na cidade de Contagem, no bairro Industrial São Luiz, a associação também conta com uma filial na cidade de Belo Horizonte, no bairro Barroca.