Imprimir

O que é Integridade?

No sentido geral, integridade está diretamente ligada àquilo que é sólido, indivisível, que não se esmigalha. Nesse viés, tanto as organizações quanto os indivíduos que as compõem serão menos suscetíveis a serem corrompidos se forem, também, mais íntegros. Uma corporação (e seus funcionários) que se pauta pela integridade está mais comprometida com a entrega de resultados do que com seus próprios interesses.

Dentro de uma organização, a integridade é garantida por meio do Programa de Integridade, que nada mais é do que um conjunto de medidas voltadas para a prevenção, detecção, punição, remediação de fraudes e atos de corrupção, em apoio à boa governança (CGU).

Prevenção, Detecção e Punição

 
 DESTAQUES 

 

Gestor de Compliance:
Paulo César Moraes - contato

 

Encarregado pelo Tratamento dos Dados Pessoais (DPO):
Valmir S. Azevedo - contato

 

Logo do Fala.BR
Presenciou ou tomou conhecimento da ocorrência  de um ato ilícito ou uma irregularidade contra a CBTU ou a Administração Pública? Faça a sua denúncia! Ela pode ser anônima e é segura.

 

 

Por que a integridade é importante?

As questões voltadas à integridade são intimamente ligadas a atitudes e condutas éticas, seja no ambiente de trabalho, seja nas relações com aquelas pessoas físicas ou jurídicas que se relacionam com a CBTU.

Assim, quanto mais fortalecida for a integridade da CBTU como empresa e com terceiros, mais íntegro e ético será o ambiente de trabalho, livre de desvios éticos e de conduta, possibilitando, como consequência direta, o atingimento de maior eficiência, maior eficácia e maior efetividade da gestão e dos recursos públicos aplicados, resultando no aumento da qualidade dos serviços entregues aos usuários dos nossos trens, metrôs e VLTs.

 

O Sistema de Integridade da CBTU

O Programa de Integridade da CBTU se baseia na seguinte estrutura de funcionamento, cujos componentes atuarão permanente, organizada e integradamente:

 

Como posso contribuir o contínuo fortalecimento da integridade na CBTU?

Caso tenha alguma sugestão, elogio, reclamação ou denúncia de quebra da integridade na CBTU (ou de terceiros com a empresa), entre em contato com a nossa Ouvidoria, por meio da Plataforma Fala.BR. Você poderá fazer denúncias anônimas e, caso opte em se identificar, sua identidade será sigilosa, conforme a Lei.

 

 

 

Principais normativos norteadores

Resolução da Diretoria Executiva nº 19-2022, que institui o Programa de Integridade da CBTU

Código de Ética (atualmente em revisão)

Código de Conduta e Integridade

Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!