trem-anima

 

 

            Monitorar, acompanhar e oferecer alternativas para que o empregado fique sempre em alerta quanto a sua saúde. É o que vem fazendo a equipe da Medicina do Trabalho na CBTU João Pessoa com o Programa Vida Saudável. De acordo com a médica do Trabalho da CBTU e especialista em medicina preventiva e social, Cândida Fernandes de Araújo, esse olhar para a prevenção tem que ser constante para evitar problemas futuros na saúde dos colaboradores.

“Esse programa de combate à hipertensão e a diabetes contribui para a redução de custos para a empresa e empregados, que com o controle do problema, o empregado passam a procurar menos a emergência de hospitais e também a precisar menos de tratamentos longos e de alto custo, como cirurgias no coração”, explica. Ela revela que os principais fatores para hipertensão e a diabetes são sedentarismo, alimentação com excessos de gordura e os hábitos de vida em geral.

            Desde que começou, há cerca de seis meses, o programa já detectou 22 empregados hipertensos e seis diabéticos, que estão monitorados e acompanhados pela equipe. Semanalmente, segundo a Técnica em Enfermagem do Trabalho, Márcia de Fátima Simões de Souza, esses empregados são procurados em seu setor de trabalho para os testes e verificações necessárias.

            “Com essa ação, a gente descobre pessoas que apresentam pressão alta e não sabiam. A partir daí, a gente começa a monitorar esse empregado e solicitar que ele procure um especialista para cuidar do mal antes que ele se aprofunde e a pessoa sofra com as consequências dessa doença silenciosa”, afirma Márcia Simões.

 

O dia 26 de abril é marcado anualmente como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A hipertensão é uma doença silenciosa que só se manifesta em um grau avançado, causando problemas muito maiores do que somente uma pressão alta. Pessoas hipertensas apresentam um risco elevado de desenvolverem problemas cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nesse sentido, ações de combate à hipertensão se mostram muito eficientes e produtivas para prevenir outras doenças.

 

Pressão

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India! z-lib project