Imprimir

               Os ferroviários paraibanos, assim como de todos da CBTU nos cinco Estados do país, estão vestindo azul nesta sexta feira, 08. A ação visa lembrar aos homens a necessidade de visitar o urologista e se prevenir contra o câncer de próstata. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais com entre os homens e tem como agravo a não manifestação de sintomas até que a doença esteja em estágios avançados, o que reduz as chances de cura.

            Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, o câncer de próstata foi a causa de morte de 272 homens entre janeiro e outubro deste ano, na Paraíba.  Uma série de eventos relacionados ao Novembro Azul, dedicado à saúde da população masculina, está sendo realizada com diversas palestras e disponibilização de serviços de saúde em várias cidades do Estado.

            Por outro lado, a detecção precoce aumenta as chances de cura de 90%. Isso mostra que o diferencial do prognóstico dessa, e de tantas outras patologias, é o estágio da doença no momento em que é diagnosticada. O exame médico de prevenção deve ser realizado anualmente por todos os homens com idades a partir de 50 anos, ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família.

            O Exame é um procedimento rápido e consiste no toque retal para verificação de alteração no tecido da próstata. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

            São fatores de risco para desenvolver o câncer de próstata: idade avançada (65 anos ou mais em cerca de 65% dos casos; histórico da doença na família; hábitos alimentares inadequados, à base de gordura animal e pobre em frutas, verduras, legumes e grãos; sedentarismo r obesidade. 

Novembro azul

 

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!