Imprimir

Colaboradores da CBTU João Pessoa vestiram azul nesta quarta e quinta feira para lembrar a população do combate ao câncer de próstata e da importância da prevenção para a saúde do homem. Neste mês, intitulado Novembro Azul, várias ações de saúde preventivas serão realizadas na Companhia. Até o prédio da Estação João Pessoa receberá uma iluminação especial para reforçar a necessidade do homem se cuidar.

Durante todo este mês, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça as ações junto aos 223 municípios, para garantir a atenção integral à saúde do homem na Atenção Primária (Unidades de Saúde da Família – USF). O diagnóstico precoce da doença é essencial e feito por meio do toque retal e da dosagem do PSA no sangue, exames que são solicitados nas USFs. O câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

As doenças que mais afetam os homens são: infarto agudo do miocárdio, fatores externos (acidentes/violência por arma de fogo ou arma branca), diabetes mellitus, pneumonia e acidente vascular cerebral hemorrágico. Dentre os cânceres, estão o de próstata, dos brônquios e dos pulmões, do estômago, do fígado e vias biliares intra-hepáticas, e da cavidade oral/ traqueia, brônquio e pulmão.

Os exames preventivos devem ser realizados uma vez ao ano, após os 50 anos, ou conforme orientação médica, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia. Homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau (pai, irmão, tios), com histórico de câncer de próstata, devem começar aos 45 anos.

O tratamento do câncer pelo SUS na Paraíba é realizado nos Hospitais Napoleão Laureano e São Vicente de Paula, em João Pessoa; na Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) e no HU, em Campina Grande; e na Unidade de Oncologia do Sertão - Hospital do Bem, localizado no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos.

Mortes – No período de 2017 a 2021, morreram na Paraíba 6.167 homens vítimas de infarto agudo do miocárdio; 4.169 de violência por arma de fogo ou arma branca; 3.817 de pneumonia; 3.840 de diabetes e 1793 de AVC.  Os 3.882 óbitos de homens causados por câncer, de 2017 a 2021 estão distribuídos da segunda maneira: próstata - 1.518; pulmões - 1.105; estômago - 811; cavidade oral - 405 e pênis – 43. Fonte: SES/PB

Novembro Azul 2021 edit 2

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!