trem-anima

 

 

O mapeamento das ações e projetos que já ocorrem na Superintendência de Trens Urbanos de Maceió, na área de educação ambiental, bem como a ampliação de setores envolvidos com novas propostas foi o tema do encontro organizado pelo engenheiro ambiental, Guilherme Soares.

O evento envolveu áreas como a coordenação do Grupo de Trabalho de Diversidade e Inclusão Social, com o setor de Comunicação e Marketing - Comak - e a consultoria da Teia Serviços Ambientais.

Reunião sobre o Programa de Comunicação Ambiental

Ações como a Geladeira Literária, que aproveita livros e revistas usados, o reaproveitamento de bombonas de óleo diesel, como estantes e bancos, a criação do Grupo de Trabalho com a Comunidade Lindeira para ações de educação ambiental no entorno da ferrovia, a eliminação do uso de copos descartáveis pelos funcionários, com a substituição por canecas reutilizáveis, as lixeiras para recolhimento de material reciclável, a parceria com cooperativas de recicláveis para recepção do material, campanha com o Papa Pilhas, local de recebimento de pilhas e baterias que não servem mais, dentre outras ações foram citadas na reunião.

Kadja Mendonça, engenheira ambiental, técnica da Teia Serviços Ambientais, ressaltou como muito positiva a cultura da CBTU Maceió de já contar com projetos na área e estar aberta a ampliar ações que possam compor o Programa de Comunicação Ambiental. “Ainda não é comum encontrar na cultura empresarial a visão de que meio ambiente deve estar envolvido em todas as áreas da empresa, de forma que a educação ambiental seja parte do dia a dia”, disse a técnica.

Guilherme Soares, engenheiro ambiental da CBTU e Kadja Mendonça, engenheira ambiental, técnica da Teia Serviços Ambientais

Já a coordenadora do GT de Diversidade e Inclusão da CBTU, Mônica Guimarães, informou que o Grupo de Trabalho pretende intensificar ações educativas que tratem do tema sustentabilidade e meio ambiente. “Sentimos que este assunto deve ser ampliado na nossa programação de eventos, para isso queremos participar dessa discussão com os especialistas que podem nos ajudar a fazer o melhor pelos empregados da CBTU e usuários dos nossos trens. Entendemos que o meio ambiente envolve todas as áreas e pessoas”, defendeu.

De frente, Mônica Guimarães, coordenadora do GT de Diversidade e Inclusão e Marcos Menezes, membro do GT

Para o engenheiro ambiental da CBTU, Guilherme Soares, o encontro foi muito produtivo porque “uniu propostas que vão contribuir para a formatação do Programa de Comunicação Ambiental da CBTU com novas ações e o envolvimento de mais áreas, o que vai enriquecer o projeto e oferecer novas soluções”, concluiu.

A reunião ocorreu dia 14 de agosto e teve a participação da coordenadora do GT de Diversidade e Inclusão, Mônica Guimarães, e dos representantes, Marcos Aurélio Menezes e Rouseland Melo, a jornalista Ana Cristina Sampaio, coordenadora substituta da Comak, o engenheiro ambiental, Guilherme Soares, o técnico industrial da CBTU, Daniel Queiroz.

Maceió, 15 de agosto de 2024

 

Lívia Protásio

Estagiária de Jornalismo

Ana Cristina Sampaio

Supervisão

CBTU Maceió I Comak

 
Download the latest version of the ledger app live and experience seamless cryptocurrency management on your device. Stay updated and secure!