trem-anima

 

 

O corregedor geral da CBTU, Augusto Sada, esteve em Maceió esta semana para coordenar treinamento com funcionários e gestores da STU -  Superintendência de Trens Urbanos da capital alagoana no sentido de preparar a empresa para a implementação do PAR - Processo Administrativo de Responsabilização de Pessoa Jurídica. O curso teve duração de três dias e se encerrou nesta sexta-feira, 20.

 200522c

A facilitadora Tânia de Ávila

Parte da capacitação teve a instrução da facilitadora Tânia de Ávila, especialista em Direito Administrativo e Processo Administrativo, junto ao corregedor geral Augusto Sada e a corregedora local Ariana Buarque, com o objetivo de treinar os empregados em direito administrativo disciplinar e procedimentos correcionais, com a carga horária de 24h, tendo como base o Manual Disciplinar e a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

 

Segundo o corregedor, a CBTU já internalizou a cultura de praticar e implantar o PAD - Procedimento Administrativo Disciplinar e a Sindicância Investigativa, instrumentos que além de cumprirem seus papéis fundamentais, também contribuem com a melhoria da gestão, uma vez que geram repressão às condutas lesivas à administração pública. Eleito para um mandato de três anos, Augusto Sada está visitando as unidades da CBTU com o mesmo propósito. Em Maceió, esta é a segunda vez que ocorre esse tipo de encontro.

 

200522b

O corregedor geral da CBTU, Augusto Sada 

Um dos maiores desafios, para Augusto Sada, é a implantação da cultura na empresa do PAR - Processo Administrativo de Responsabilização de Pessoa Jurídica ou entes privados, o que foi uma recomendação da CGU - Controladoria Geral da União, para a qual o corregedor responde sobre seu mandato de atuação. O PAR está diretamente ligado à Lei 12.846/13, Anticorrupção. 

 

Projeto de Culturalização 

 

200522d

Lideranças da CBTU Maceió e o corregedor geral

Na quinta-feira, 19, o foco da conversa foram os gerentes e coordenadores, a corregedoria regional, e a superintendência de Maceió. O corregedor fez uma exposição sobre o Poder Hierárquico e o Poder Disciplinar, a importância do TAC - Termo de Ajuste de Conduta , e sua utilização nas infrações de menor potencial ofensivo.   Também apresentou o Projeto de Culturalização do PAR, com demonstração dos agentes relacionados, aspectos legais e integridade da Lei Anticorrupção.

 

Para se ter uma ideia da importância do trabalho da Corregedoria, em 2021, a CBTU em âmbito nacional, abriu dois PAR’s, que estão em andamento, 15 TACs, 07 sindicâncias acusatórias, e 45 sindicâncias investigativas, e 48 PADs, (estes últimos são processos internos relacionados aos empregados). 



Maceió, 20 de maio de 2022.

 

 

Ana Cristina de Moraes Sampaio

Assessoria de Comunicação

MTB 22.870 (SP)

 

COMAK Maceió

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!