Imprimir

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de Maceió vai realizar uma campanha educativa para alertar motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas sobre a necessidade de manter atenção máxima nos cruzamentos onde há a passagem do VLT. Chamado de PN - Passagem de Nível, esses locais fazem parte dos pontos que geram maior risco de acidentes envolvendo trens.  

 

Com a volta às aulas, o trânsito de Maceió se intensifica com a presença de muito mais veículos, razão pela qual a campanha vai ocorrer entre os dias 23 e 31 de janeiro, quando as escolas começam suas atividades. A campanha consiste em panfletagem com material explicativo sobre a passagem de nível e as sinalizações de trânsito, como a exibição da Cruz de Santo André, placa que informa a presença da linha férrea, e os riscos de sérios acidentes quando não há a atenção devida antes de cruzar as PNs.  

 

 PHOTO 2023 01 18 14 13 51 1

Material da campanha de utilidade pública

  

 

Passagem de nível: maior número de acidentes em 2022  

 

Dados da Gerência de Operações da CBTU, em 2022, registraram oito acidentes, dos quais seis deles envolvendo colisão em passagem de nível. “Esses dados acenderam um alerta para a necessidade dessa campanha de conscientização para que motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas fiquem mais atentos nas passagens de nível”, disse o superintendente de Trens Urbanos, Carlos Jorge Cavalcante. “Nos anos anteriores, a incidência maior era de acidentes em virtude da presença de animais soltos nas ferrovias”, explicou.  

 

Infração gravíssima

 

Desrespeitar a sinalização em passagem de nível consiste em infração gravíssima, valor de R$ 293,00, de multa, e sete pontos na carteira de habilitação. Se o motorista realizar uma ultrapassagem em interseções e passagens de nível (Art. 202), do Código Brasileiro de Trânsito, terá que pagar uma multa cinco vezes maior, ou seja, R$ 1.467,35. As PNs mantém sinalização específica como a Cruz de Santo André - placa de trânsito que adverte ao condutor do veículo da existência, no local, de cruzamento com linha férrea em nível. 

 

 

 PHOTO 2023 01 18 14 13 46

Camisa da campanha de utilidade pública

 

 

Ainda segundo o Código Brasileiro de Trânsito, no artigo 212, é considerado infração gravíssima a conduta de deixar de imobilizar (parar por completo) o veículo antes de transpor linha férrea, ao se deparar com a passagem de nível. Os trens e VLTs, que se deslocam sobre trilhos,  terão preferência de passagem sobre os demais. 

 

Locais da panfletagem 

 

Dia 23/01 - segunda-feira: PN - passagem de nível na Estação Central - das 9h às 13h;

Dia 24/01 - terça-feira: PN - Cambona. Das 14h30 às 18h30

Dia 25/01 - quarta-feira: PN - Sesc - 7h30 às 11h30 

Dia 30/01 - segunda-feira: PN - Av Comendador Leão - das 14h30 às 18h30

Dia 31/01 - PN - Salgadinho - das 9h às 13h

 

 

 

Maceió, 19 de janeiro de 2023.

 

Ana Cristina de Moraes Sampaio

Assessoria de Comunicação

Comak - CBTU Maceió

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!