trem-anima

 

 

Março é considerado o Mês da Mulher, no qual se desenvolvem ações de valorização e conscientização sobre os direitos das mulheres. Com um público predominantemente masculino, a CBTU - Companhia Brasileira de Transportes Urbanos de Maceió encerra este mês com evento denominado Papo de Ferroviário - que desta vez  abordará o projeto “RePense” – coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) o projeto possibilita atendimento psicossocial e jurídico aos homens acusados de violência doméstica em Alagoas.

 

O Papo de Ferroviário é uma iniciativa do GT - Grupo de Trabalho Permanente de Diversidade e  Inclusão da CBTU, responsável em disseminar informações e promover projetos educativos que contribuam com a melhoria do ambiente corporativo por meio de ações inclusivas que promovam à diversidade social dentro da empresa, em parceria com a Coordenação de Recursos Humanos e a Superintendência de Trens Urbanos de Maceió.

 

WhatsApp Image 2023 03 28 at 09.20.37

GT de Diversidade e Inclusão com palestrantes da OAB - Alagoas em evento sobre a importância de se combater o racismo e a LGBTfobia nas empresas

 

O evento ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 31 de março, a partir das nove horas, na sala de treinamento, localizada na Estação Central, terá a exibição de vídeo educativo que exemplifica a disparidade de salário entre homens e mulheres na mesma função,  palestra sobre o Projeto “RePense”, e se encerrará com uma ação de integração parabenizando os aniversariantes dos meses de janeiro, fevereiro e março. 

 

Repensar 

 

“O “RePense” uma parceria da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública Estadual (DPE) e Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), visa promover o atendimento psicossocial e educacional a homens acusados de violência doméstica e familiar. Pode até parecer uma proposta contraintuitiva, mas tem sido uma alternativa bem-sucedida na redução dos casos de reincidência relacionados a esse tipo de violência contra a mulher. Propõe a ressignificação do comportamento de homens acusados de violência, bem como reflexões acerca do seu papel dentro da família e na relação conjugal”, explica Larissa Coutinho, gerente de integração e prevenção à violência da Seprev.

 

“É um grupo reflexivo que congrega homens que figuram como réus agressores nos processos que tramitam no Juizado de Violência Doméstica. Através de reuniões e palestras, buscamos dar um basta a esse ciclo de violência que tanto assusta a sociedade, mostrando aos agressores novos valores para que a violência nunca mais volte a ocorrer em seus lares”, afirma.

 

O juiz auxiliar do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do TJ/AL, Dr. Cleber Rocha, também acompanha os encontros e se diz satisfeito com os resultados positivos alcançados com o “RePense”. “Observamos que poucos dos que participam do programa voltam a praticar atos de violência. O resultado tem sido muito positivo graças ao esforço conjunto da equipe, que é muito competente e que tem acompanhado de perto essas pessoas. É um trabalho feito com várias mãos, o que explica o sucesso do RePense”.

 

O superintendente de Trens Urbanos, Carlos Jorge Cavalcante,  reafirma o compromisso da CBTU em promover cada vez mais espaços de discussão que contribuam para o enfrentamento à violência contra a mulher e ao combate ao assédio no ambiente de trabalho. “Criamos o GT de Diversidade e Inclusão como mais uma ação importante para ajudar nesse processo. Somos uma empresa na qual a maioria é do sexo masculino.  Temos que investir na conscientização dos nossos funcionários para que eles entendam que muitas atitudes que antigamente se achava normal, hoje são consideradas crimes com penas previstas na legislação. Contribuir com os avanços sociais também é nosso papel”, conclui.

 

 

Maceió, 28 de março de 2023.

 

Ana Cristina de Moraes Sampaio

Assessoria de Comunicação

Comak - CBTU Maceió

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!