Imprimir

A CIPA - Comissão Interna de Acidentes de Trabalho da CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos, para a gestão de 2023/2024, acaba de tomar posse com um desafio inédito: É que a partir de 21 de março deste ano, a CIPA ganhou uma nova nomenclatura - CIPA + A - referência à inclusão do assédio como questão de saúde e segurança no trabalho. 

 

A posse dos novos cipeiros ocorreu nesta segunda-feira, 24, na sala de treinamento da Estação Central, e contou com a presença do superintendente de Trens Urbanos, Carlos Jorge Cavalcante, da gerente de Operações, Morgana Moraes, e da gerente Administrativa e Financeira, Orleanes Lira. 

 

cipaa

Os novos cipeiros com representantes da direção da CBTU, Carlos Jorge (superintendente), Orleanes Lira (gerente administrativo financeira), e Morgana Moraes (gerente de Operações)

 

Foram empossados seis membros indicados pela Superintendência e outros seis  eleitos pelos empregados. O analista de gestão em Tecnologia da Informação, Edvaldo Xavier de Araújo, é o novo presidente da CIPA, indicado pela Administração, assim como os membros titulares Flávio Henrique Morais Souto Maior, André Marcelino Loureiro Viana da Silva, e Higor Vieira Valério. E os suplentes Alexsandra Lima de Lira Correia de Araújo e Luciene Pinheiro de Lima Chicuta completam a chapa de indicação.   

 

Já os eleitos pelo voto dos empregados são o técnico de Gestão, Marcelo Cursino dos Santos, na vice-presidência, os titulares Manoel Dias dos Santos, Rouseland Lima Melo, Laurentino Lima de Brito, e os suplentes Stênio Gonçalves Barros e Inaldo Alves de Araújo. 

 

Os novos cipeiros já receberam treinamento sobre as novas atribuições da CIPA para que possam introjetar uma temática ainda relativamente nova como uma questão de saúde e segurança no ambiente de trabalho que é a inclusão, a diversidade e o combate a todo tipo de assédio.  

 

Avanço 

 

Para o presidente da CIPA, Edvaldo Xavier de Araújo, que está há seis anos na CBTU, sendo sua primeira participação na Comissão, a introdução de novas temáticas para os trabalhos dos cipeiros é uma melhoria de grande importância porque o ambiente saudável e seguro não é só o de prevenção a acidentes. “Sabemos que para o local de trabalho ser seguro e saudável é necessário que se tenha respeito e também condições de igualdade entre todas as pessoas, independente de sexo, religião, raça, idade, etc.”. E isso vai exigir de todas as áreas envolvidas. “É por esta razão que a nossa gestão vai procurar parcerias com a Comissão de Ética e o Grupo de Trabalho de Diversidade e Inclusão da CBTU para unir esforços e avançar em ações educativas para melhorar cada vez mais a nossa empresa”, ressaltou Edvaldo.  

 

cipa

O presidente da CIPA, Edvaldo de Araújo, e o vice Marcelo Cursino: gestão terá novos desafios

 

Já o técnico de Gestão, Marcelo Cursino, vice-presidente eleito pelos empregados, há 18 anos na CBTU, está na sua terceira participação na CIPA, acredita que a maior motivação em fazer parte da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes é contribuir com a empresa, ao mesmo tempo em que é uma excelente oportunidade de se atualizar e se preparar para os novos tempos, haja vista que pela CIPA é possível se aprofundar nas novas legislações que estão trazendo avanços para o ambiente de trabalho. “Falar de inclusão e combate ao assédio dentro da CIPA é um desafio grande que passa antes de tudo pela capacitação de quem está atuando como cipeiro para que todos possam agir da melhor forma possível. Por isso, queremos ampliar esse debate para toda a CBTU pois só assim teremos condições de avançar. É isso que vamos fazer”, finalizou o vice-presidente.  

 

Apoio irrestrito

 

“Apoiamos totalmente o trabalho da CIPA e sabemos o quanto é importante tratar de temas como assédio e inclusão no ambiente de trabalho. Tanto é que criamos no final do ano passado, o GT de Diversidade e Inclusão e estamos trabalhando juntos numa agenda comum entre a Superintendência, o Recursos Humanos e o Grupo de Trabalho, para já em 2023 termos atividades educativas com esse assunto”,  afirmou o superintendente Carlos Jorge ressaltando seu compromisso com a nova CIPA.   

 

 

Maceió, 24 de abril de 2023.

 

Ana Cristina de M Sampaio

Assessoria de Comunicação

COMAK - CBTU Maceió

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!